Toda e qualquer mensagem enviada para a @unisc.br passará por uma checagem prévia e, caso seja considerada spam, será retida e armazenada em uma área chamada Quarentena.

Você terá uma interação direta com o sistema, podendo aceitar ou rejeitar as mensagens indesejadas. O sistema não exclui ou rejeita nenhuma mensagem, ele apenas as retém e permite que você tome a decisão.

Para isso, se faz necessário configurar a notificação por e-mail das mensagens pendêntes. 

1. Acesse http://antispam.unisc.br, utilize seu login e senha da intranet para acessar o serviço. Em Preferências > Notificações > Endereço de e-mail de notificação de mensagens pendentes > informe seu e-mail institucional completo. Conforme exemplo abaixo.

 

 

2. Escolha em Tempos de Notificação o(s) horário(s) e dia(s) de sua preferência.

3. Em seguida clique em: Efetuar Alterações.

 

Conforme configurado o sistema enviará a você, por e-mail, um resumo com as mensagens pendentes, se existirem, para serem aceitas ou rejeitadas. O e-mail é semelhante a este:

 

Exemplo Relatório AntiSpam

 

As informações fornecidas no resumo são:

  1. Data: Dia e hora em que a mensagem foi recebida e retida como possível SPAM.
  2. Assunto: Assunto da mensagem pendente. Clicando sobre é possível fazer a leitura de uma parte do conteúdo da mensagem, ajudando na tomada de decisão.
  3. Remetente: Quem enviou a mensagem.
  4. Pontos: Pontuação obtida nos testes. A pontuação é obtida através de uma combinação de diversas técnicas de análise de conteúdo da mensagem. Quanto maior a pontuação, maior a chance de a mensagem ser considerada SPAM.
  5. Ação: As ações possíveis de serem tomadas para cada mensagem listada:
    • Aceitar: você aceita a mensagem, e em seguida a receberá em sua caixa postal.
    • Aceitar sempre: você aceita esta mensagem específica, bem como toda e qualquer mensagem futura deste remetente. Técnica conhecida como WhiteList, ou Lista Branca.
    • Rejeitar: você rejeita esta mensagem, que será excluída definitivamente da quarentena.

Existe também a opção, ao final do e-mail, de rejeitar todas, caso ache necessário.

 

Você não precisa esperar sempre o horário esperado para liberar ou bloquear um e-mail. Para isso, basta acessar o site da ferramenta de antispam http://antispam.unisc.br, que logo aparece, as mensagens retidas, conforme exemplo abaixo:

Antispam04

Para cada mensagem retida, existem 10 opções:

  • Não alterar: mantém a mensagem retida na quarentena.
  • Aceitar Mensagem: faz com que a mensagem seja liberada para sua caixa postal.
  • Lista Branca para Remetente: faz com que a mensagem seja liberada para sua caixa postal e classifica o remetente como autorizado para receber novas mensagens sem necessidade de quarentena.
  • Lista Branca para Domínio:  faz com que a mensagem seja liberada para sua caixa postal e classifica o domínio do remetente (por exemplo, @gmail.com) como autorizado para receber novas mensagens sem necessidade de quarentena.
  • Lista Branca para Rede: faz com que a mensagem seja liberada para sua caixa postal e classifica a rede do remetente como autorizado para receber novas mensagens sem necessidade de quarentena.
  • Rejeitar Mensagem: apaga a mensagem retida na quarentena.
  • Rejct and Report Phish/Fraud: apaga a mensagem retida na quarentena e reporta a mensagem como phising ou fraude.
  • Lista Negra para Remetente: faz com que a mensagem seja apagada e classifica o remetente como não autorizado para receber novas mensagens.
  • Lista Negra para Domínio: faz com que a mensagem seja apagada e classifica o domínio do remetente como não autorizado para receber novas mensagens.
  • Lista Negra para Rede: faz com que a mensagem seja apagada e classifica a rede do remetente como não autorizado para receber novas mensagens.

 

Considerações importantes:

  1. O sistema é acompanhado diariamente e ajustado para que, na medida do possível, nenhuma mensagem ‘verdadeira’ seja retida como SPAM. Eventualmente, porém, alguma mensagem ‘verdadeira’ pode ser retida. Neste caso, você poderá liberá-la quando receber o e-mail / resumo.
  2. O sistema mantém as mensagens retidas na quarenta por até 15 dias. Caso nenhuma ação seja tomada neste período ela será automaticamente excluída.
  3. Caso você esteja recebendo alguma mensagem indesejada e queira bloquear o remetente, abra uma ordem de serviço de informática através do endereço workflow.unisc.br.
  4. Nem todos os setores estão recebendo os relatórios. Caso o seu seja um e tenha interesse, solicite que o coordenador abra uma ordem de serviço de informática através do endereço workflow.unisc.br.

 

Em casos de dúvidas de uso da ferramenta, pedimos que entre em contato através do e-mail centraltiEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..