OBS: Realizar ajustes conforme a realidade de cada Campi

Saudações <Nome colega>

Seguem algumas informações que consideramos importantes para o bom andamento das atividades. Muito do que estamos passando aqui já conversamos, mas algumas informações ficamos de passar por e-mail.

Quem gerencia os computadores dos laboratórios de informática utilizados pelos alunos é o Laboratório de Informática de Santa Cruz do Sul. Eles podem auxiliar nas questões de instalação ou não de um software e com problemas que podem acontecer.

Para contatar eles, pode entrar em contato pelo ramal 7430, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pode chamar no Google Chat, o Matheus Henrique de Andrade

Os computadores que não são dos laboratórios são gerenciados pelo Setor de Tecnologia da Informação, também de Santa Cruz do Sul. O padrão de instalação dos softwares é gerenciado pela equipe de Suporte que tem como encarregado o Evandro Paz. É importante lembrar que, para novas instalações de softwares, deve-se sempre consultar esta equipe, mesmo se o software for "free", pois muitos softwares considerados free são apenas para uso doméstico e não comercial. Na dúvida pode enviar um  e-mail para  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dúvidas e coisas do dia a dia podem ser esclarecidas por e-mail, telefone, chat, etc, mas incidentes e requisições devem ser sempre solicitados por ordem de serviço de informática no endereço: http://servicosti.unisc.br. Uma explicação rápida:

- Incidente é um acontecimento inesperado, como por exemplo um "computador que não liga" ou "computador que não imprime".

- Requisição é algo novo ou situações razoavelmente pré-formatadas, como "solicitar acesso ao serviço X" ou “alteração de um ponto de rede de administrativo para acadêmico”.

Todas as estações de trabalho possuem Windows e antivírus Kaspersky instalados.

Na parte de rede, temos uma divisão lógica (VLANs), separando administrativo (Funcionários/Professores cabeado), acadêmico (Alunos cabeado) e WIFI.

Estações de trabalho que estão na VLAN administrativa, estão com IP que iniciam com 10.180.X.Y. Aqui encontram-se todos os computadores utilizados por professores e funcionários. Estas estações não trocam informações com estações da VLAN acadêmica nem com a WIFI.

Estações de trabalho que estão na VLAN acadêmica, estão com IP que iniciam com 10.181.X.Y. Aqui encontram-se todos os computadores utilizados pelos alunos. Estas estações não trocam informações com estações da VLAN administrativa e nem WIFI.

Usuários da WIFI conectam-se nas redes UNISC_ALUNOS (para alunos da UNISC), UNISC_FUNCIONARIOS (para funcionários e professores da UNISC), UNISC_VISITANTES (pessoas sem vínculo com a UNISC, abre um portal com acesso mediante cadastro) e Eduroam (alunos, funcionários e professores da UNISC e de outras instituições de ensino do mundo inteiro), tendo os ranges de IPs 10.184, 10.162, 10.224 e 10.185. Gostamos de sugerir sempre o uso da Eduroam porque não há a necessidade de se autenticar sempre que ingressar na rede, ao contrários das outras 3. O único porém fica quando há troca de senha, que também faz com que seja necessário trocar a senha no equipamento onde a Eduroam está configurada. Informações disponíveis em: http://www.unisc.br/semfio

Temos tambem a rede SALAS, que é uma rede wifi, que fica oculta e é utilizada pelos computadores de salas de aula, onde não é possivel ter acesso a um ponto de rede. A configuraçã oda rede salas é feita pela equipe do STI, e para identificar um compuador nesta rede, pode verificar que o IP dele vai ser 10.200.0.X. Importante resaltar que essas maquinas foram pensadas para serem utilizadas tanto por alunos como por professores. Um aluno utiliza seu login(a matricula, padrão m00000) e o professor o seu login adminisrativo. Caso eles apresentem problema para logar, verificar em qual dominio eles estão conectando. Como paliativo, pode solicitar para os professores utilizarem o email para fazer login no computador.
Administrativo

Academico:

Importante salientar que não é permitido que dispositivos de terceiros acessem a rede cabeada, devem utilizar a rede WiFi Visitantes. Se acontecer algo do tipo, pedimos que sugira o uso da rede WIFI e caso a WIFI não atenda às necessidades, precisamos saber o motivo para tentarmos providenciar uma alternativa de uso. Esta regra acontece pois não temos gerência sobre dispositivos de terceiros e eles podem causar danos a nossa infraestrutura, por não ter um antivírus instalado ou outro fator.

Toda 2ª terça-feira do mês acontece a liberação, por parte da Microsoft, das atualizações de segurança do Windows. Sugerimos que na quarta-feira posterior sempre ligue os computadores antes de qualquer atividade e faça essas atualizações, para minimizar o impacto dessas atividades. Sempre que houver aula em algum laboratório, ligar todos os computadores em torno de 30 minutos antes do início da aula para realizar as atualizações e minimizar o tempo de espera dos alunos

Cada campus possui dois link de comunicação, um via fibra e outro via rádio para redundância. Cada link é de 100Mb. Todo o tráfego de Internet acaba saindo pela UNISC, após passar pelo Firewall.