O serviço FileSender da RNP consiste em um sistema capaz de viabilizar, de maneira simples, o envio de arquivos grandes entre usuários da rede, por meio de uma interface web.

A troca de arquivos é feita de maneira confiável, permitindo que o destinatário tenha garantia sobre quem lhe enviou o arquivo. Essa garantia sobre a autenticidade das credencias do remetente é dada pelo acesso federado ao serviço, realizado pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Como o arquivo não é enviado diretamente para o destinatário, mas sim colocado à sua disposição para download, o destinatário não precisa se preocupar com as questões relacionadas aos limites de sua caixa postal ao receber o arquivo.

Além disso, o serviço permite o envio de um mesmo arquivo para diferentes usuários e o envio de um voucher para que usuários sem acesso ao serviço possam realizar o upload de um arquivo específico.

O acesso ao serviço é feito através do endereço http://filesender.rnp.br

Manual:

1. Acesse o endereço http://filesender.rnp.br e clique no botão "Acesso federado".

2. Em Instituição, escolha "UNISC", marque a opção "Lembre-se de minha escolha...." e depois em "Selecionar". Se aparecer uma mensagem de certificado inválido, basta aceitar e prosseguir.

3. Informe seu usruário e senha da UNISC e clique em "Login".

4. Para disponibilizar um arquivo, no campo "Para" informe o endereço do destinatário do arquivo, se for mais de um deve-se separar os endereços por ponto e vírgula. Os campos "Assunto" e "Mensagem" são opcionais. Em "Data de expiração" informe a data para que o arquivo seja automaticamente removido, selecione o arquivo e marque a opção que aceita os termos de uso e clique em Enviar. Não são permitidos arquivos com a extensão .exe e .bat. Para envio de múltiplos arquivos, será necessário compactar num arquivo zip.

5. O destinatário receberá um e-mail com um link para realizar o download do arquivo.

Observações:

Para usuários que não sejam da UNISC e nem façam parte da Federação CAFe é possível enviar um Voucher permitindo que esta pessoa utilize o Filesender para disponibilizar um arquivo, clicando em "Voucher para visitante".