O Servidor de Arquivos Administrativo é uma área de armazenamento que possibilita o compartilhamento de pastas e arquivos com o devido controle de acesso, segurança e auditoria para seus usuários.

Unidade de Rede T, também conhecida como Shared, é um mapeamento lógico de rede disponibilizado para os grupos de usuários das diversas áreas, setores e departamentos da instituição. O Setor de Informática recomenda que esta área seja usada exclusivamente para salvar arquivos importantes de seu trabalho pois este local esta protegido por políticas de backup diária de dados.


Algumas recomendações que devem ser seriamente consideradas:

  • Arquivos de escritório (doc, xls, pdf, txt, entre outros): a cópia deste tipo de arquivo é permitida, recomendamos que todos os arquivos sensíveis e importantes sejam armazenados nesta área.
  • Arquivos de imagens (jpg, png, bmp, gif, entre outros): a cópia deste tipo de arquivo é monitorada, não recomendamos o armazenamento de fotos digitais no servidor, caso esse tipo de arquivo seja institucional recomendamos o armazenamento em mídias removíveis (DVDs, Pen-drives ou HD Externo).
  • Arquivos de áudio e vídeo (avi, mp3, wav, wmv): são bloqueados por padrão, não devem ser armazenados no servidor de arquivos, caso esse tipo de arquivo seja institucional recomendamos o armazenamento em mídias removíveis (DVDs, Pen-drives ou HD Externo).
  • Todos os setores e departamentos da universidade tem direito a um espaço de armazanamento de arquivos para uso entre seus colaboradores. Caso não possua, basta abrir uma requisição de Armazenamento de Arquivos no Catálogo de Serviços de TI: http://servicosti.unisc.br/ Essa área é de uso exclusivo do setor que solicita e não pode ser compartilhada com outros setores. Caso ocorra a necessidade de um espaço entre mais de um setor, o mesmo deve ser soliticitado da mesma forma que explicado antes.

  • A fim de evitar problemas, não misturar arquivos pessoais com arquivos de trabalho.
  • Não é permitido compartilhamento de pastas e arquivos em computadores e/ou qualquer outro equipamento de TI.
  • O uso dos softwares clientes de armazenamento e compatilhamento de arquivos na nuvem não são permitidos. Soluçoes que possuem política clara e ações concretas contra pirataria como Dropbox, Google Drive e One Drive são permitidos desde que seu uso seja realizado pelo navegador.

  • Envio de arquivos específicos para outros setores ou mesmo fora da rede corporativa da UNISC deve ser realizado através do File Sender: https://suporte.unisc.br/index.php/dicas/903-filesender-rnp

 

- A fim de evitar problemas, não misturar arquivos pessoais com arquivos de trabalho.