OBS: Realizar ajustes conforme a realidade de cada Campi 


Saudações <Nome colega>

 

Seguem algumas informações que consideramos importantes para o bom andamento das atividades. Muito do que estamos passando aqui já conversamos, mas algumas informações ficamos de passar por e-mail.

 

Quem gerencia os computadores dos laboratórios de informática utilizados pelos alunos é o Laboratório de Informática de Santa Cruz do Sul. Eles podem auxiliar nas questões de instalação ou não de um software e com problemas que podem acontecer. 

Para contatar eles, pode entrar em contato pelo ramal 7430, pelo email Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pode chamar no Google Chat, o Matheus Henrique de Andrade

 

Os computadores que não são dos laboratórios são gerenciados pelo Setor de Tecnologia da Informação, também de Santa Cruz do Sul. O padrão de instalação dos softwares é gerenciado pela equipe de Suporte que tem como encarregado o Evandro Paz. É importante lembrar que, para novas instalações de softwares, deve-se sempre consultar esta equipe, mesmo se o software for "free", pois muitos softwares considerados free são apenas para uso doméstico e não comercial. Na dúvida pode enviar um  e-mail para  Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

 

Dúvidas e coisas do dia a dia podem ser esclarecidas por e-mail, telefone, chat, etc, mas incidentes e requisições devem ser sempre solicitados por ordem de serviço de informática no endereço: http://servicosti.unisc.br. Uma explicação rápida:

- Incidente é um acontecimento inesperado, como por exemplo um "computador que não liga" ou "computador que não imprime". 

- Requisição é algo novo ou situações razoavelmente pré-formatadas, como "solicitar acesso ao serviço X" ou “alteração de um ponto de rede de administrativo para acadêmico”.

 

Todas as estações de trabalho possuem Windows e antivírus Kaspersky instalados. 

 

Na parte de rede, temos uma divisão lógica (VLANs), separando administrativo (Funcionários/Professores cabeado), acadêmico (Alunos cabeado) e WIFI.

Estações de trabalho que estão na VLAN administrativa, estão com IP que iniciam com 10.180.X.Y. Aqui encontram-se todos os computadores utilizados por professores e funcionários. Estas estações não trocam informações com estações da VLAN acadêmica nem com a WIFI.

Estações de trabalho que estão na VLAN acadêmica, estão com IP que iniciam com 10.181.X.Y. Aqui encontram-se todos os computadores utilizados pelos alunos. Estas estações não trocam informações com estações da VLAN administrativa e nem WIFI.

 

Usuários da WIFI conectam-se nas redes UNISC_ALUNOS (para alunos da UNISC), UNISC_FUNCIONARIOS (para funcionários e professores da UNISC), UNISC_VISITANTES (pessoas sem vínculo com a UNISC, abre um portal com acesso mediante cadastro) e Eduroam (alunos, funcionários e professores da UNISC e de outras instituições de ensino do mundo inteiro), tendo os ranges de IPs 10.184, 10.162, 10.224 e 10.185. Gostamos de sugerir sempre o uso da Eduroam porque não há a necessidade de se autenticar sempre que ingressar na rede, ao contrários das outras 3. O único porém fica quando há troca de senha, que também faz com que seja necessário trocar a senha no equipamento onde a Eduroam está configurada. Informações disponíveis em: http://www.unisc.br/semfio

 

Temos tambem a rede SALAS, que é uma rede wifi, que fica oculta e é utilizada pelos computadores de salas de aula, onde não é possivel ter acesso a um ponto de rede. A configuraçã oda rede salas é feita pela equipe do STI, e para identificar um compuador nesta rede, pode verificar que o IP dele vai ser 10.200.0.X. Importante resaltar que essas maquinas foram pensadas para serem utilizadas tanto por alunos como por professores. Um aluno utiliza seu login(a matricula, padrão m00000) e o professor o seu login adminisrativo. Caso eles apresentem problema para logar, verificar em qual dominio eles estão conectando. Como paliativo, pode solicitar para os professores utilizarem o email para fazer login no computador.
Administrativo

Academico:

Importante salientar que não é permitido que dispositivos de terceiros acessem a rede cabeada, devem utilizar a rede WiFi Visitantes. Se acontecer algo do tipo, pedimos que sugira o uso da rede WIFI e caso a WIFI não atenda às necessidades, precisamos saber o motivo para tentarmos providenciar uma alternativa de uso. Esta regra acontece pois não temos gerência sobre dispositivos de terceiros e eles podem causar danos a nossa infraestrutura, por não ter um antivírus instalado ou outro fator.

 

Toda 2ª terça-feira do mês acontece a liberação, por parte da Microsoft, das atualizações de segurança do Windows. Sugerimos que na quarta-feira posterior sempre ligue os computadores antes de qualquer atividade e faça essas atualizações, para minimizar o impacto dessas atividades. Sempre que houver aula em algum laboratório, ligar todos os computadores em torno de 30 minutos antes do início da aula para realizar as atualizações e minimizar o tempo de espera dos alunos

 

Cada campus possui dois link de comunicação, um via fibra e outro via rádio para redundância. Cada link é de 100Mb. Todo o tráfego de Internet acaba saindo pela UNISC, após passar pelo Firewall.