Este documento é um centralizador de dicas que podem ser úteis para novos usuários do Gmail institucional.

Dica 1: O Navegador institucional padrão neste momento passa a ser o Google Chrome Enterprise. Através deste navegador, você terá benefícios no uso dos recursos corporativos do Google.

Dica 2: Você deve estar logado no navegador Chrome com a sua conta da UNISC. Isso facilitará a disponibilização de extensões (facilidades) por parte do Setor de Informática ao nosso usuário final.

Esta etapa está documentada em https://suporte.unisc.br/index.php/google/1956-logando-no-chrome

Você também pode saber se está logado, observando se seu nome aparece no canto superior direito do Google Chrome, como mostrado na imagem abaixo.

dicas gmail 01

Dica 3: Existem 2 extensões muito úteis no Google Chrome. Uma é para o Hangouts (ícone verde na imagem acima) e outra é para o Google Agenda (ícone azul).

Hangouts é um comunicador instantâneo. Alguns setores estão usando outras ferramentas com a mesma função: Pidgin, Jitsy e Gaim. Neste momento, a ferramenta oficial passa a ser o Hangouts. O Hangouts permite ainda realizar chamadas de voz e vídeo.

Documentação sobre o Hangout pode ser encontrada em: https://suporte.unisc.br/index.php/google/1947-hangouts

Google Agenda é um serviço de Agenda e Calendário on-line oferecido pela empresa Google. Esta extensão ajuda você a visualizar de forma rápida seus próximos compromissos. Basta clicar na extensão e seus compromissos irão aparecer, como no exemplo abaixo.

dicas gmail 02

Por ele também é possível criar agendamentos simples.

Dica 4: Um recurso dentro do Gmail, é usar o calendário na mesma tela que o e-mail, posicioanado à esquerda. Isso é possível usando um recurso do Google labs1.

Este recurso está documentado em: https://suporte.unisc.br/index.php/google/1955-calendario-a-esquerda-da-caixa-de-entrada

Dica 5:Por padrão, o gmail agrupa as mensagens da mesma conversa. Isso pode ser visto na imagem abaixo.
 
dicas gmail 03
 
Caso não goste deste recurso, você pode desativá-lo. Isso está documentado em: https://suporte.unisc.br/index.php/google/1957-desagrupar-mensagens 
 
As mensagens ficarão da mesma forma que a imagem abaixo:
 
dicas gmail 04 
 
Dica 6: Com a migração do e-mail para o Gmail, as mensagens ficarão armazenadas na internet, o que pode impossibilitar a visualização em momentos de indisponibilidade de acesso à internet. Para resolver esta questão, existe um recurso que se chama Gmail Off-line.  O uso dele está documentado em https://suporte.unisc.br/index.php/google/1939-usando-o-gmail-off-line.
 
Mas é importante ressaltar que através dele será possível apenas ler as mensagens.

 

Dica 7: Por padrão, o Gmail só mostra o conteúdo do e-mail caso você abra a mensagem. Caso você deseje visualizar o conteúdo na mesma tela, poderá utilizar o recurso Painel de Visualização. Este recurso está documentado em: https://suporte.unisc.br/index.php/google/1937-ativar-painel-de-visualizacao

Dica 8: Outra questão importante que percebemos, é que ao respodenr e-mails muitos usuários gostam de visualizar o texto da mensagem anterior abaixo do campo em que está respondendo. Isso está documentado em https://suporte.unisc.br/index.php/google/1958-respondendo-emails
 
Dica 9: Quando são criados ou recebidos eventos, você tem a opção de escolher a forma como será notificado deste evento. Isto está documentado em https://suporte.unisc.br/index.php/google/1964-notificacoes-da-agenda.
 
Dica 10: Para facilitar o agendamento de salas de uso comum, como as salas de reuniões, você pode solicitar ao Setor de Informática a criação das mesmas na forma de agenda. Depois disso, você pode adicionar ela ao seu calendário e organizar o uso da mesma. Isto está documentado em https://suporte.unisc.br/index.php/google/1966-adicionando-a-sala-de-reunioes, usando como exemplo a sala de reuniões do Setor de Informática.
 
Dica 11: Assim como a dica 6, que é para uso do e-mail off-line, existe também o recurso para possibilitar a visualização da agenda off-line. Para isso, siga essa documentação: https://suporte.unisc.br/index.php/google/1967-agenda-off-line.
 
Dica 12: Busca com palavras parciais não é disponibilizada, como por exemplo buscar por "casa" ao invés de "casamento". Para ter um melhor resultado, sempre use a palavra exata.Ao clicar na seta para baixo, no campo de pesquisa, são mostradas outras opções de pesquisa avançada.
 

Dica 13: Fixar abas do Gmail e do Google Agenda; Isso fará com que o Chrome abra sempre as 2 abas ao iniciar. Para isso, siga essa documentação:  https://suporte.unisc.br/index.php/google/1968-fixando-abas-no-chrome

Dica 14: Agendamentos criados por pessoas que ainda não estão no Google não foram migrados. Os próximos aparecerão normalmente. Por exemplo. Um funcionário do Setor de Informática possuia um evento criado por outra pessoa do setor de Compras. Se a conta dessa pessoa ainda não está no Google, esse agendamento não pode ser importado. Após a migração, novos agendamentos mandados por ela ficarão normalmente na agenda.
 

Dica 15: E-mails com mais de 20 atachados/anexos não foram migrados. É uma limitação do Google.

Dica 16: Para receber as notificações de novos e-mails de uma forma mais amigável, é necessário ativá-las conforme a documentação: https://suporte.unisc.br/index.php/google/1934-alterar-notificacoes-de-e-mail.
 

Dica 17: Caso utilize o atalho do teclado Ctrl+P para imprimir, não recomendamos mais o seu uso. Se utilizar este atalho, você irá imprimir a página do Chrome e não o e-mail em si. Para imprimir apenas o e-mail, você deverá clicar na seta a direta do e-mail e clicar em Imprimir, conforme a imagem abaixo, ou clicar no ícone com desenho de uma impressora no canto superior da mensagem.

dicas gmail 05

Dica 18: Adeus Ctrl+Z. Quando você realizar uma ação e precisar desfazê-la, só será possível através do alerta no topo da tela do Gmail, como na imagem abaixo. 

dicas gmail 06

Dica 19: Espaço ilimitado. Como sabemos, o Gmail possui espaço ilimitado. Ou seja, não precisamos mais apagar ou ficar selecionando quais e-mails temos que manter na caixa de entrada, bem como não precisamos mais criar pastas particulares. Entretanto, neste momento de migração, aqueles usuários que estão usando Gmail mas ainda possuem o Outlook configurado, devem de tempo em tempos verificar o Outlook para apagar mensagens para não ultrapassar os 2GB de limite.

Dica 20: Ausência temporária. Como estamos num modo de "migração", do Exchange (atual servidor de e-mail) para o Gmail, pessoas que já estão no gmail não receberão recados de ausência temporária de pessoas que estão no Exchange. Isso só acontece durante essa fase e não irá mais ocorrer futuramente.